Uma pergunta muito frequente feita por quem tem interesse em se aventurar no chinês é:
Quanto tempo para aprender mandarim?
Parece uma pergunta simples de ser respondida, mas quem escuta a pergunta não tem como adivinhar o que você está querendo dizer quando diz “aprender mandarim”.
Vamos usar o português como exemplo para 3 situações distintas:
- Um idoso que não frequentou a escola consegue se comunicar perfeitamente com qualquer nativo, assistir tv, escutar a radio, mas não é capaz de ler os ingredientes de um produto no mercado.
- Uma criança de 9 anos, mesmo que alfabetizada, dificilmente vai entender tudo que ler em um jornal, e desconhece ainda muito do vocabulário usado no ambiente acadêmico.
- Uma pessoa com segundo grau completo, formada em biologia, pode sair de uma audiência com um advogado sem entender metade do que foi dito.
Nos três casos acima, a pessoa sabe português. Mas nos 3 casos, o tempo exigido para chegar nesse nível de português é diferente, e um exige mais dedicação do que o outro.
O mesmo vale para qualquer idioma estrangeiro, assim como para o mandarim. E a resposta para a pergunta inicial é: em geral, o mesmo tempo que você demorou para aprender o português.
Uma criança começa a falar suas primeiras palavras entre 1 e 2 anos de idade. E vai atingir um nível de comunicação plena, por volta de 8 anos. Ou seja, mesmo tendo contato todos os dias com o português, escutando todo dia, e falando todo dia, ainda demoramos cerca de 6 anos para falar português com uma articulação e pronúncia boa. Ainda assim, na maioria dos casos, faltam vocabulários para expressar exatamente tudo o que queremos dizer, e a vida vai trazendo a bagagem necessária para isso.
No mandarim esse ritmo não é diferente, mas com a orientação correta é possível descartar algumas etapas desnecessárias focando apenas no que vai ser útil para a conversa do dia-a-dia do aluno. Se você quer trabalhar com mandarim, ou conseguir uma bolsa na China, você não precisa aprender palavras e expressões como “girassol”, “ninho de pássaro”, “salgadinho”.
Além de focar no vocabulário mais útil, o mandarim também tem muitas facilidades, como não ter conjugação verbal, flexão de gênero, e outras coisas que você pode conferir no artigo Por que mandarim é fácil?.
Por isso é possível encurtar o tempo de aprendizado e ter um excelente nível de fluência e capacidade comunicativa em um período entre um e três anos. Obviamente vai exigir dedicação e constância, e será impossível você vai chegar no nível de fluência de um chinês adulto dentro desse tempo se você só estuda uma vez por semana.
Claro que quanto mais exposição à língua, mais rápido é a sua evolução.
No geral, com uma dedicação diária, é possível falar o básico do mandarim (HSK 2) em apenas 100 dias. Para ler um livro não infantil todo em mandarim, algo em torno de 4 anos.
Se você compara isso com o inglês, mandarim é incrivelmente mais rápido de ser aprendido. Existem milhares de pessoas no Brasil que estudaram inglês durante toda a vida escolar, ou fizeram cursos por anos e anos e nunca chegaram na fluência. Aqueles que conseguiram “aprender inglês fluente em 2 anos”, na verdade estão contando errado, pois escutamos inglês em músicas e TV praticamente desde que nascemos, vemos inglês em todo lugar e, por já termos estudado o português nós já conhecemos o alfabeto, os sons de praticamente todas as letras, e muito das regras que são comum nos dois idiomas. Letras maiúsculas e minúsculas ou até mesmo palavras semelhantes como “inteligente” e “Intelligent” que possuem o exato mesmo significado, toda essa trajetória conta como tempo de aprendizado.
Então se você lembrar que mandarim a maioria das pessoas começa do absoluto zero, e em 100 dias já é possível conversar o básico, e em menos de 5 anos de dedicação ler um livro, eu diria que aprender mandarim é muito rápido.
É importante também saber diferenciar fluência de proficiência, mas isso é assunto para outro momento. Espero que este artigo tenha respondido a sua pergunta, e nos vemos na sala de aula!